quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Um tal de "mercado imobiliário"

olá genteimm! como tá todo mundo?
Olha só hoje eu to meio estressada! revendo, mais uma vez nossas opções, eu comecei a analisar algumas propostas de construtoras e percebi o quantooo esta tudo muito caro!! aptos de 53m² 250 mil? Nossa senhora, fiquei chocada e desesperançosa. Ainda se encontra aptos de 140 mil nos baixos de "periferia" da minha cidade deste mesmo tamanho ou um pouco maiores, prédios simples, sem elevador e nenhum adicional. Mas se a pessoa for atrás desses empreendimentos com piscina, area gourmet etc é pra lá desses valores e aptos muitoo pequenininhos!
então fiquei super na dúvida: quando vamos comprar um ap o que  nos faz se interessar pelo determinado ap? preço, localização, o que ele oferece, tamanho? então eu queria saber de vcs qual foi o fator primordial na hora da compra que fez a diferença e levou vc a comprar a moradia.

Bjus

4 comentários:

  1. Várias coisas tem que ser levado em consideração na hora de comprar um imóvel (minhas observações tá?)

    - A primeira coisa é colocar na ponta do lápis quando você poderá gastar, quanto você tem disponível para entrada, quanto você poderá assumir de prestação no financiamento e por aí vai. Planejar é palavra primordial na compra de um imóvel. Gastar mais do que pode é só pra ter dor de cabeça depois. Lembrando que tem os gastos de cartório, prefeitura e CEF. Todos os encargos tem que ser pagos à vista.

    - Segunda coisa é você pensar em bairros que façam parte do seu circuito. Como por exemplo, ser perto de familiares ou trabalho (uma hora ou outra precisamos de uma ajuda e nada como morar perto da mãe ou sogra, aliás o bebê vem aí não é?). Enumere 2 ou 3 bairros e procure neles. Foco é muito importante na escolha do seu imóvel.

    - Terceiro item que acho importante é numerar os cômodos , ver suas necessidades. Você trabalha em casa, precisa de um escritório, pensa em ter filhos, tem empregada... Procurar o apartamento que seja ideal para você.

    - Disposição do imóvel: tem muitos apartamentos com 60m² que são bem melhores do que um de 85m² por exemplo, acho que a divisão do apartamento é muito importante, tem apartamentos mal divididos que acabam com qualquer imóvel. Ao entrar observe onde você colocaria seus móveis, veja se tem espaço para sofá, mesa, TV, etc... Já entrei em apês que não tinha espaço para uma máquina de lavar, por exemplo.

    - Posição: aprendi bem com isso. Meu primeiro apê tinha um tamanho maravilhoso, cozinha, grande e bem dividido, mas ele era Norte/Poente, ou seja, calor o dia inteiro. Acho que é melhor ter um apê menor e mais ventilado, do que um maior e quente.

    - Depois que você entrar em um apê e gostar, observe o material de acabamento, cerâmicas, portas, vasos e etc. Não vamos comprar um imóvel pra passar um ano não é mesmo, então tenha olho bom para observar o material usado. Pergunte sobre marcas de cerâmica, torneiras etc.

    - Pesquisar sobre a construtora e conversar com pessoas que já compraram.

    Bem o que eu lembro agora é isso, foi o que tentei observar no meu. Espero que ajude. Boa sorte!!! :)

    Anita - anitaluna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Siga as dicas da Anita ela entende e é isto mesmo... Tem que ser de acordo suas necessidades, por que é muito gasto extra tá amiga e sempre aparece taxas surpresa que o corretor não fala. Abre olho quanto a isto. E com certeza o primordial é algo que cabe no bolso, pra não doer a cabeça depois! Boa Sorte vc vai encontrar algo ideal, se Deus quiser! bjos
    Bom feriado... Meu blog: http://casadaaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nathalya também moro em joão Pessoa, é incrivel como a especulação imobiliária aqui avança a cada dia, está um absurdo, mesmo assim bem mais barato do que outras regiões brasileiras. Espero que encontrem o imovel do sonhos de vcs, bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Nat, aqui no Rio nem se fala, tudo caríssimo, fora da realidade!
    Bom, eu acho que vc tem que ver se o imóvel se adequa ao seu estilo de vida e conforto (por exemplo, 4 pessoas morando em um 2 quartos pode ser estressante depois de um tempo). Mas na minha opinião o principal item a ser levado em conta na escolha de um imóvel é a localização, pois isso vc jamais poderá mudar. Tente escolher um local que seja um bom ponto (bom comércio, serviços, transporte etc)e que ao mesmo tempo seja perto do seu trabalho (pois pouco adianta morar num lugar ótimo e levar 2h pra chegar no trabalho). O lugar deve ser considerado pois amanhã, qdo vc resolver vender seu apartamento e ir para um melhor, será mais procurado e valorizado. Outra coisa: fuja de apto sem elevador! Eu acho uó, vc chega cansada, com compras, ou mesmo com algum problema (um pé torcido por exemplo) e enfrentar vários lances de escada não é legal. Sem contar q isso tb irá desvalorizar seu apê na revenda.
    Qto a valores, eu acho que vale a pena fazer um pouco de sacrifício hoje, para ter um imóvel legal que irá te dar lucro mais adiante. Acredite, o meu apê hoje custa mais que o dobro do que o que eu paguei há 2 anos e pouco. Sem dúvida, é o melhor investimento!! Bjs

    ResponderExcluir